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Como montar uma estratégia de sucesso no Marketing de Conteúdo

No marketing digital há diversas estratégias para transformar sua comunicação em exemplos de sucesso quando o assunto é ter mais clientes.

E dentre elas uma vem se destacando para além das vendas: o Marketing de Conteúdo! Neste texto explicaremos o que é essa estratégia, como organizar a sua, os possíveis resultados e dar exemplos para você usar em suas postagens. Acompanhe o texto!

O que é Marketing de Conteúdo?

Quando falamos de estratégias de marketing, é bem comum que as pessoas relacionem a abordagens mais incisivas e comerciais com o único objetivo de vender um produto ou serviço. Essa relação não é totalmente errada, visto que historicamente essas abordagens sempre fizeram parte das campanhas de publicidade.

Porém, com a evolução das comunicações e de todo o sistema publicitário, outras formas de se comunicar com possíveis clientes para chamar a atenção para seu produto foram se desenvolvendo. Entre essas novas formas de chamar as pessoas para conhecer um produto, temos o marketing de conteúdo, pensado e desenvolvido para engajar o seu público alvo e potenciais clientes por meio de conteúdos que geram interesse e valor, focando em gerar uma percepção positiva de sua marca e evitando, por exemplo, imperativos clássicos (compre agora, aproveite essa oferta, etc.).

Como organizar uma boa estratégia

Para que as estratégias de Marketing de Conteúdo funcionem, é indispensável planejar muito bem e organizar tudo por etapas muito antes de realmente colocar uma campanha para rodar. 

Então separamos cinco etapas para organizar a sua campanha de marketing de conteúdo para ter o maior sucesso possível:

  • Planejar — Primeiro de tudo é ideal pensar até os mínimos detalhes de cada etapa de uma campanha de conteúdo;
  • Elaborar uma persona — Após colocar no papel o seu plano é importante conceituar qual é a persona ideal para direcionar a comunicação;
  • Criar o conteúdo — Nessa etapa não pode faltar detalhismo e compromisso com a qualidade, esses elementos são indispensáveis para gerar conexão com o cliente;
  • Distribuir — Para que as pessoas vejam esse conteúdo, é necessário distribui-lo nos canais de comunicação que aportam o seu público alvo e que auxiliam a comunicação;
  • Analisar os resultados — Como em todas as estratégias de marketing digital, é indispensável analisar os resultados para ajustar detalhes que irão aumentar os resultados. 

Exemplo 

Para exemplificar isso é fácil. Imagine que você precisa vender uma vassoura. É possível apostar em fatos como preço e qualidade para ofertar esse produto, elaborando um texto direto:

“Está precisando de vassoura? Compre nosso novo modelo, que custa apenas R$19,99!”

Mas quando pensamos em uma abordagem de marketing de conteúdo, ao invés de ficar exclusivamente em vender algo, é importante oferecer ao possível novo cliente algo que irá ser interessante e tenha um valor:

“Você sabia que vassouras são as ferramentas mais usadas para tirar a poeira do chão? Acesse o link e confira essa e outras utilidades da Vassoura x.”

Investir nessa forma mais branda de oferecer seu produto pode ser o diferencial para a forma com que uma pessoa enxerga a sua marca.

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