Com o avanço da tecnologia, tornou-se vital aos profissionais da saúde pensarem em lançamentos estratégicos para ampliar sua atuação no mercado.
Nesse sentido, a ProEvidência é uma empresa conhecida por ajudar os profissionais na criação de eventos, cursos e workshops. E para obter o máximo de sucesso, desenvolvemos um calendário criteriosamente elaborado em parceria com o especialista.
Neste artigo, vamos mostrar como é cada etapa desse processo, enaltecendo como pensamos desde o início, até a execução final do projeto. Confira!
O que são lançamentos estratégicos?
Lançamentos estratégicos são cursos, workshops ou eventos promovidos por médicos, psicólogos e outros especialistas na área da saúde, a fim de levar conhecimento para potenciais alunos que estejam interessados em um determinado tema.
Cada detalhe é pensado totalmente na melhor experiência que o aluno poderá ter: formato da aula, local de gravação, conteúdo a ser ministrado e, claro, a divulgação do curso.
Conforme podemos ver, há várias etapas que são compreendidas em um lançamento estratégico, sendo que é preciso ter atenção a cada uma delas.
O planejamento de um calendário de lançamentos estratégicos
Para que um lançamento obtenha sucesso é necessário que ele seja minuciosamente pensado em seus mínimos detalhes, e isso abarca uma análise profunda em cada uma das etapas, vamos falar sobre elas.
1. O contato inicial com o especialista
A primeira parte do calendário de lançamentos estratégicos é a reunião com o especialista para entender quais são as suas necessidades e objetivos.
Aqui, a equipe da ProEvidência tenta entender qual é a visão do cliente para o que ele pretende lançar, e juntos passamos a definir as metas utilizando a técnica SMART.
Essas são as iniciais das palavras Específico, Mensurável, Alcançável, Realista e Oportuno em inglês. Ou seja, a meta para um lançamento precisa ser específica, mensurável, alcançável, realista e ter um prazo oportuno.
2. Fechamento do contrato com o especialista
Depois de definidas as metas, então é feito um contrato entre as partes, onde são definidos as expectativas, prazos, orçamentos para o projeto e as responsabilidades que cada uma das partes terá.
É nessa fase que todas as dúvidas dos clientes são sanadas, para que os lançamentos atinjam os objetivos que foram propostos pela agência, de acordo com o que será investido.
3. Traçando o persona para o lançamento
Com tudo definido, então é desenhado o persona para aquele lançamento. Ou seja, é criado um cliente ideal com base no que é passado pelo especialista.
Essa fase é importante, pois toda a comunicação, englobando escrita, artes, anúncios e tráfego será feita em cima das necessidades, dores e desejos desse persona.
Somente com o público bem determinado é que o especialista saberá o que oferecer, pois entenderá quais são as principais necessidades dos seus alunos.
4. Criação dos conteúdos do curso
Depois de definido o lançamento, então é elaborado o conteúdo do curso, sempre pensando no uso de gatilhos mentais e técnicas de redação que são atrativas para os alunos que estão interessados.
Com o conteúdo do curso pronto, são pensados os roteiros de anúncios, bem como as copys para as imagens que serão patrocinadas. Posteriormente são feitas as artes e os roteiros que irão rodar na campanha.
5. Aprovação do especialista
Com todo o material desenvolvido, o especialista aprova o conteúdo para o curso, os anúncios, roteiros para anúncios, e-mail marketing, e todo e qualquer outro material publicitário envolvido no processo.
Após a aprovação, então as tarefas são delegadas de acordo com a expertise da equipe que trabalha incansavelmente para o sucesso do lançamento.
Isso inclui redatores, designers, social media, gestores de tráfego e outros profissionais que fazem parte do suporte para que o objetivo seja atingido.
6. Definição das estratégias de tráfego
Com tudo alinhado, então é determinada a estratégia de publicidade online para se alcançar um público amplo e qualificado. Esse público é segmentado de acordo com o persona, e por isso, a mensagem chega exatamente para o público-alvo desejado.
Essa segmentação feita de forma correta e profissional aumenta a participação e o engajamento de todos os participantes. Em paralelo, ainda contamos com uma equipe comercial que busca potenciais alunos.
Na medida em que eles vão entrando para a base de interessados, recebem e-mails que seguem uma régua de funil com o intuito de amplificar o interesse pelo curso em questão.
7. Organização do evento e lançamento
Por fim, o momento do lançamento é uma etapa estratégica, na qual a ProEvidência cria a antecipação e o desejo, o que pode envolver webinars gratuitos, aulões, workshops ou até mesmo a entrega gratuita de e-books.
Tudo isso tende a maximizar o desejo do cliente por adquirir o curso que está sendo oferecido, e é a partir desse momento que abre-se o carrinho e começam as vendas para o lançamento.
O tempo de duração é calculado minuciosamente pela empresa, sendo que ele varia de acordo com cada evento, seguindo uma estratégia bem elaborada.
Finalmente é feita a organização impecável do evento, incluindo logística, suporte técnico, coordenação de palestrantes e convidados, tudo de acordo com que foi proposto no lançamento em si.
A ideia é deixá-lo profissional, assim como já fizemos com diversos outros como o “Campinas Health”, “Imersão + Hands On”, “Laser4Doctors” e a “Comunidade PaliAtiva”.
Portanto, se você tem uma ideia de curso, workshop, seja ele presencial ou on-line, nós cuidamos de tudo para você, e com um calendário de lançamentos estratégicos, asseguramos que ele será um verdadeiro sucesso.
Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe, e descubra como nós podemos te ajudar!